Categorias
Web Design

Por que a velocidade de um site é importante?

A otimização de desempenho de um site é um dos pontos focais de projetos de criação de sites tecnologicamente superiores e é um fator determinante para o sucesso de negócios on-line modernos.

Afinal, a torturante espera para que uma página web lenta seja carregada, frustra os visitantes fazendo com eles abandonem o seu site de forma prematura. A impaciência é uma virtude digital!

Seu site está lento? Podemos resolver hoje mesmo!

Um site lento costuma ser uma tragédia em termos de conversão. As vendas despencam, os clientes ficam insatisfeitos e o seu negócio some do Google. Entre em contato com um especialista e resolva esse problemão o quanto antes. 🤙

O que exatamente é “velocidade do site”?

A velocidade do website ou o desempenho do website refere-se à rapidez com que um navegador consegue carregar páginas da Web totalmente funcionais de um determinado site.

Sites de baixo desempenho que são processados ​​lentamente em um navegador podem simplesmente afastar os usuários.

Por outro lado, os sites que são carregados rapidamente normalmente recebem mais tráfego e têm melhores taxas de conversão.

Imagine a seguinte situação: um cliente se senta para comer em um restaurante, porém o garçom demora muito atende-lo.

Esse cliente certamente ficará insatisfeito e incomodado com a situação (eu costumo levantar e ir embora), ele provavelmente irá, inclusive, compartilhar essa experiência negativa nas redes sociais.

Da mesma forma, um site lento provavelmente irá gerar muitas desistências e experiências negativas aos usuários.

Por que a velocidade do site é importante?

person using macbook pro on white table

Influência a taxa de conversão

Vários estudos demonstraram que a velocidade do site afeta a taxa de conversão (ou a taxa na qual os usuários concluem uma ação desejada).

Além dos usuários permanecerem mais tempo em sites de carregamento rápido, eles também costumam converter mais em comparação com sites mais lentos.

Várias empresas descobriram que uma diminuição no tempo de carregamento da página de alguns milissegundos já aumenta as conversões:

  • A Mobify, por exemplo, descobriu que a diminuição do tempo de carregamento de sua página inicial em 100 milissegundos resultou em um aumento de 1,11% na conversão baseada em sessão;
  • A varejista AutoAnything experimentou um aumento de 12-13% nas vendas depois de cortar o tempo de carregamento da página pela metade;
  • O Walmart descobriu que a melhora do tempo de carregamento da página em um segundo aumentou as conversões em 2%.

Estas experiências nos ajudam a constatar que melhorar o desempenho de um site é uma parte importante na otimização da sua taxa de conversão.

Influência a taxa de rejeição

A taxa de rejeição é a porcentagem de usuários que deixam um site depois de visualizar apenas uma página.

É provável que os usuários fechem a aba do navegador ou voltem ao Google em busca de outro site caso sua página não tenha sido carregada dentro de alguns segundos.

A BBC descobriu que eles perderam 10% do total de usuários por cada segundo adicional que as páginas precisavam carregar.

Você Sabia? Mais da metade das visitas a uma página em dispositivos móveis são abandonadas se ela levar mais de 3 segundos para ser carregada.

Está entre as melhores práticas de SEO

O Google tende a priorizar o fornecimento de informações relevantes aos usuários o mais rápido possível.

Assim, o desempenho do site é um fator importante nas classificações de pesquisa.

O desempenho de um site em dispositivos móveis é especialmente importante para SEO.

A velocidade de carregamento possivelmente irá determinar que página irá ranquear primeiro em situações em que múltiplas páginas possuem conteúdo relevante, autoridade similares e estão disputando a mesma intenção de busca.

Você sabia? A equipe de pesquisa do Google anunciou que a velocidade de carregamento seria um sinal de classificação para pesquisas em computadores em 2010 e, em julho de 2018, a velocidade da página também passou a ser um fator de classificação para pesquisas em dispositivos móveis.

Influência a experiência do usuário

Tempo de carregamento de página longo e tempo de resposta ruim oferecem uma péssima experiência ao usuário.

Aguardar o carregamento do conteúdo é frustrante e provavelmente farão com que eles abandonem o site ou o aplicativo.

Você sabia? Pesquisadores do Google sugerem que tempos de carregamento de página inferiores a 100 milissegundos dão aos visitantes a ilusão de resposta instantânea ao site, já que o processador visual de memória sensorial em nosso cérebro funciona em rajadas de 0,1 segundo.

Quais fatores afetam a velocidade do site?

blue UTP cord

Peso da página

A quantidade de recursos que um site precisa carregar geram grande impacto no desempenho do site.

Múltiplos arquivos de JavaScript, conteúdo de vídeo, arquivos CSS pesados ​​e imagens de alta definição adicionam um “peso” significativo, ou tempo de carregamento, a uma página da web.

Uma página web que “necessita” de mais recursos para carregar será carregada mais lentamente.

O necessita está entre aspas pois a maioria das das páginas que avaliamos carregam muitos recursos desnecessários.

Condições de rede

Mesmo que um website seja projetado para ser leve, ele pode não ser carregado rapidamente em navegadores devido à lentidão da rede.

O equipamento de rede local utilizado e a qualidade dos serviços do ISP afetam a conectividade da rede. Além disso, os dispositivos móveis que usam 3G ou 4G em vez de se conectarem à Internet via Wi-Fi normalmente terão conexões de rede mais lentas.

Embora isso esteja em grande parte fora das mãos dos desenvolvedores, ainda existem técnicas para entregar recursos da web rapidamente, mesmo em conexões lentas.

As técnicas incluem minificação, compactação e hospedagem de conteúdo com um CDN.

Hospedagem

Por mais que o seu site esteja otimizado, ele irá permanecer lento caso esteja hospedado em uma hospedagem de baixa qualidade.

Esses planos de hospedagem mais baratos, que costumamos chamar de hospedagem compartilhada, onde seu site divide recursos com milhares de outros sites, simplesmente não prestam, fuja deles.

Se você leva o seu negócio digital a sério, não hesite em contratar um plano de hospedagem de qualidade.

Como os desenvolvedores medem a velocidade do site?

Várias empresas e organizações oferecem testes de velocidade de website.

Muitos desses testes de velocidade são capazes de identificar elementos individuais de uma página da web que diminuem a velocidade da página, além de fornecer métricas de desempenho.

Uma das ferramentas que costumo usar como base nos nossos projetos de otimização de velocidade de carregamento de sites é a GTmetrix.

Quais métricas de desempenho do website que são importantes?

Tempo de carregamento é o tempo que leva para uma página inteira aparecer no navegador, o que significa que todas as solicitações HTTP devem ser atendidas.

Quase todas as páginas na Internet exigirão várias solicitações HTTP, pois vários recursos precisam ser carregados além do HTML básico da página.

Tamanho da página é o tamanho total do arquivo de todos os recursos que precisam ser carregados para que a página funcione.

O tamanho da página afeta o tempo que leva para um navegador carregar a página e também pode ter um grande impacto nos usuários de dispositivos móveis, que podem estar pagando pelos dados enquanto carregam as páginas da Web.

Time To First Byte (TTFB) mede o período de tempo entre o pedido de um navegador para uma página da Web e quando o primeiro byte da resposta chega.

O tempo de carregamento geral é mais importante, mas o TTFB ainda é levado em conta ao avaliar o desempenho do site e pode afetar o SEO.

O número de viagens de ida e volta mede quantas vezes uma solicitação / resposta precisa percorrer todo o caminho até um servidor de origem e vice-versa. Quanto mais viagens de ida e volta uma página da Web exigir, maior a latência.

O Round Trip Time (RTT) é o tempo que leva para que as solicitações façam uma viagem de ida e volta, o que significa que a solicitação chega ao servidor de origem e a resposta viaja de volta para o dispositivo que fez a solicitação.

Referências:

Precisa de ajuda para implementar as dicas acima?

Se você tem problemas com o seu site ou precisa de ajuda para implementar alguma ou todas as dicas abordas no artigo acima, entre em contato agora mesmo com um especialista em WordPress e receba uma cotação gratuita. 🤙

Por David Breder

Profissional de Marketing com sólido conhecimento em gerenciamento de projetos web, ampla experiência em desenvolvimento de sites e e-commerce, além de expertise em SEO, usabilidade e conversão.

error: