O que é SEO e como ele pode ajudar o seu negócio em 2021

Escrito por David R. Breder – Profissional de marketing.

Atualizado em: 24/08/2020

Neste guia sobre SEO para iniciantes que está em construção e que será frequentemente revisado, você vai entender como a otimização para os motores de busca funciona e porque é tão importante ter o site da sua empresa otimizado para o Google.

Os clientes estão pesquisando ativamente por produtos e serviços como os seus no Google, mas o que deve se feito para que o seu site apareça para esses clientes na busca?

Os sites que criamos na Apprank são projetados para ajudar o seu negócio a aparecer mais e melhor para esses clientes, mas como todo esse processo funciona?

Essas técnicas que são utilizadas para ajudar o seu site a ter um melhor posicionamento na busca são conhecidas como Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização para Motores de Busca.

Como o SEO funciona e como de fato ele pode ajudar o meu negócio?

SEO é a arte e a ciência de combinar as suas informações, as páginas do seu site, seus produtos e serviços, com o que as pessoas estão procurando on-line.

Por exemplo, se você buscar hoje no Google por “Black Friday“, quem aparece nos primeiros resultados?

SEO Resultados de Pesquisa do Google

Você vai notar que blackfriday.com.br, Kabum e Moneyetimes estão aparecendo no top 3 dessa pesquisa, mas como eles conseguiram esse posicionamento?

O objetivo dos buscadores é oferecer os resultados mais relevantes e com a maior qualidade possível para cada busca que os usuários realizam.

O SEO ajuda os buscadores a entenderem melhor o tipo de informação, produtos ou serviços que o seu site oferece, incentivando que esses buscadores mostrem as páginas do seu site nos melhores resultados possíveis.

No caso da busca acima, o Google entende que a maioria dos usuários que estão procurando por “black friday” têm a intenção de obter informações e realizar compras on-line de produtos em promoção.

Os resultados do topo são relevantes (oferecem informações e ofertas) e estão oferecendo algo a mais do que os concorrentes que figuram abaixo deles.

Isso significa que esses três sites estão recebendo muito mais tráfego orgânico do que os concorrentes e, quanto mais tráfego orgânico e qualificado um site recebe, mais leads ele vai captar ou mais vendas ele vai gerar.

Agora observe a média de volume de buscas mensais para a palavra-chave “black friday”:

SEO Volume de Buscas no Google

Note que são 673 mil buscas mensais somente para essa palavra. Contando com as variações são 2.8 milhões de buscas relacionadas.

Observe também a taxa média de cliques para as 10 primeiras posições do ranking:

SEO Taxa Média de cliques para os 10 primeiros resultados do Google.
A Sistrix analisou mais de 80 milhões de palavras-chave e bilhões de resultados de pesquisa para entender como os usuários se envolvem com os resultados de pesquisa do Google.

Deu para ter uma ideia de como é importante aparecer no topo das pesquisas no Google? Por isso é tão fundamental investir em SEO hoje em dia.

Que algo a mais posso oferecer para aparecer na frente dos meus concorrentes no Google?

Diversos fatores interferem na percepção que o Google vai ter do seu negócio e no consequente posicionamento das páginas do seu site na busca.

Quanto mais competitivo for o nicho de mercado que sua empresa atua, mais atenção você vai ter que dar a cada um desses fatores, seja em nível técnico (SEO Técnico), nível do conteúdo (SEO On-page) ou nível de autoridade (SEO Off-page).

O que são e quais as diferenças entre SEO Técnico, SEO On-page e SEO Off-page?

Existem basicamente três tipos de SEO que podem ser trabalhados para otimização de sites para busca orgânica do Google.

São eles:

  • SEO Técnico;
  • SEO On-page;
  • SEO Off-page.

SEO Técnico

O SEO técnico está relacionado aos elementos que não fazem parte do conteúdo das páginas do seu site.

Isso inclui estratégias para melhorar a base estrutural de um site.

O SEO técnico melhora a legibilidade de um site (o que torna mais fácil para os mecanismos de pesquisa rastrear e entender o site) e fornece uma boa experiência ao usuário, o que ajuda os mecanismos de pesquisa a perceber se o site é de alta qualidade.

Uma boa experiência do usuário também é importante para os leitores e pode afetar o tráfego geral e as taxas de engajamento.

Os tipos de SEO incluídos nesta categoria estão relacionados a:

  • Velocidade do site;
  • Otimização para dispositivos móveis;
  • Indexação;
  • Rastreabilidade;
  • Arquitetura do site;
  • Dados estruturados;
  • Segurança.

SEO On-page

O SEO On-page ou “SEO na página” está relacionado ao conteúdo do seu site.

Isso inclui estratégias para otimizar uma página individual em um site.

Esses fatores ajudam os mecanismos de pesquisa a entenderem o tópico do conteúdo e perceber se o site é uma fonte valiosa de conteúdo que as pessoas gostariam de encontrar.

Este tipo de SEO inclui:

  • Pesquisa de palavra-chave: encontrar as melhores palavras-chave para segmentar em uma página de conteúdo;
  • Criação de conteúdo: publicação de conteúdo de alta qualidade focado nas palavras-chave alvo;
  • Otimização de palavras-chave: usar a palavra-chave desejada em todos os lugares certos e usar uma boa estrutura de meta tags de SEO.

SEO Off-page

As técnicas de SEO Off-page ou “SEO fora da página” ajudam a fortalecer a influência e o relacionamento do seu site com outros sites.

Isso inclui estratégias para construir a reputação e autoridade de um site.

Esses fatores ajudam os mecanismos de pesquisa a perceberem se um site é o resultado de pesquisa ideal por ser de uma fonte especialista e confiável.

A maior parte do SEO fora do site está relacionada a conquistar backlinks de alta qualidade.

Um grande volume de links apontando para seu site vindo de sites relevantes e confiáveis mostra aos mecanismos de pesquisa que seu site é valioso e interessante.

Você pode obter esses sinais de confiança por meio de uma variedade de táticas para obtenção de links.

Fatores importantes que interferem nos resultados de pesquisa do Google (SEO) em 2021

Site acessível ao Google

Os rôbos do Google devem ser capazes de visitar as páginas do seu site para examinar o conteúdo afim de entender do que cada página se trata. Seu site deve facilitar esse processo.

SEO Técnico

Ter outros sites de qualidade e que possuem uma relação com o tipo de negócio da sua empresa apontando para o seu site é um dos fatores de classificação mais importantes.

SEO Off-page

Velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento das páginas dos sites tem sido citada como um importante fator de classificação de SEO há alguns anos.

SEO Técnico

Site amigável para dispositivos móveis

A otimização para dispositivos móveis é outro fator importante de classificação. Mais pessoas usam dispositivos móveis do que desktops para acessar a web, portanto, seu site precisa funcionar muito bem nesses dispositivos.

SEO Técnico

Idade do domínio e URL

Você sabia que 60% dos sites que estão entre os dez primeiros no ranking de pesquisa do Google têm três anos ou mais? Então, se você já tem seu site há algum tempo e está usando um nome de domínio que reflete bem o seu negócio, você já está em vantagem.

SEO Off-page

Conteúdo otimizado

O algoritmo de pesquisa do Google depende de palavras-chave. Estas são as palavras e frases que os usuários usam quando procuram informações. É por isso que é tão importante usar palavras-chave em seu conteúdo de forma lógica e consistente.

SEO On-page

Dados estruturados

Dados estruturados, ou Schema Markup, são microdados adicionados ao back-end de uma página da web que informam aos mecanismos de pesquisa como classificar e interpretar o conteúdo dessas páginas, como o endereço comercial, título de livro, receita ou outro tipo de informação.

SEO Técnico

Experiência do usuário (RankBrain)

Há algum tempo, o Google usa inteligência artificial para classificar melhor as páginas da web. Isso inclui sinais como taxa de cliques, taxa de rejeição e tempo de permanência nas páginas para entender se seu site está entregando uma boa experiência.

SEO On-page

Informações claras sobre o negócio

A presença ou ausência de informações claras sobre a empresa e sobre quem é responsável por ela é um fator de classificação de SEO relevante para negócios locais. É importante que os endereços e telefones de contato sejam facilmente encontrados.

SEO On-page

Site acessível ao Google

Um dos fatores de SEO mais básicos e óbvios para ter seu site classificado no Google tem a ver com ter o tipo certo de URL.

Os robôs do Google precisam acessar e rastrear o seu site para que ele possa ser indexado pelo buscador.

Em outras palavras, o Google deve ser capaz de visitar as páginas do seu site e examinar o conteúdo delas para entender do que se trata.

Certifique-se de que o site da sua empresa tenha sido criado com:

  • Um construtor de sites bem codificado;
  • Um arquivo robots.txt que informa ao Google onde ele pode ou não procurar as informações do seu site;
  • Um sitemap que lista todas as suas páginas.

Conquistar backlinks de qualidade costuma ser uma das etapas mais complexas, trabalhosas e custosas de um projeto de SEO.

Backlinks são uma espécie de “boca a boca” no meio digital, quanto mais pessoas falarem sobre você, maior será a probabilidade de você ser descoberto.

No entanto, há uma diferença! Nem todos os backlinks têm o mesmo peso.

Um backlink de um site de alta autoridade de domínio como a UOL ou G1, será muito mais poderoso do que um backlink de um blog qualquer criado na semana passada.

Por quê? Existem duas razões. Primeiro, um backlink de um site altamente confiável sinaliza algum nível de aprovação e validação, de modo que os visitantes do site estão mais inclinados a verem o seu site de uma maneira positiva.

Em segundo lugar, os sites altamente confiáveis ​​são considerados como tendo mais peso de SEO conforme medido pela autoridade do domínio.

Velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento das páginas dos sites tem sido citada como um dos principais fatores de classificação de SEO há alguns anos.

O Google quer melhorar a experiência dos usuários na web, e páginas de carregamento rápido fazem isso.

A verdade é que sites lentos são irritantes, além de fornecer uma experiência ruim para os usuários, eles prejudicam o desempenho de SEO.

São três os fatores que mais colaboram para um site lento:

  • Site mal construído;
  • Site hospedado em servidores de baixa qualidade;
  • Site mal gerenciado.

Se quiser saber mais sobre o assunto, verifique este post sobre a velocidade de carregamento de sites.

Site amigável para dispositivos móveis

A otimização para dispositivos móveis é outro fator importante de classificação para o Google.

O fato é que mais pessoas usam dispositivos móveis do que desktops para acessar a web e esse número só tende a aumentar.

Com isso em mente, o Google mudou a pegada e passou a usar predominantemente a versão do conteúdo para esse tipo de dispositivo nos processos de indexação e classificação.

Ou seja, a forma como o conteúdo do seu site é apresentado nos smartphones que irá interferir diretamente nos processos de indexação e classificação.

Portanto, seu site precisa funcionar muito bem nesses dispositivos.

Certifique-se que o site do seu negócio esteja funcionando bem, tanto em desktops e laptops, quanto em tablets e smartphones.

Está na dúvida? Verifique se seu site é responsivo e funciona em diferentes tamanhos de tela.

Idade do domínio e URL

Você sabia que quase 60% dos sites que estão entre os dez primeiros no ranking de pesquisa do Google têm três anos ou mais?

Dados de um estudo do Ahrefs com dois milhões de páginas sugerem que muito poucos sites com menos de um ano alcançam essa classificação.

Então, se você já tem seu site há algum tempo e o otimizou com as outras técnicas abordadas neste artigo, você já está em vantagem.

Em alguns casos, o nome de domínio é importante.

Embora o Google tenha penalizado alguns domínios com a palavra-chave exata no endereço (URL), geralmente em sites de spam com conteúdo superficial, essa técnica ainda funciona em sites legítimos.

Uma pesquisa da Moz mostrou que domínios de correspondência exata que são considerados relevantes, valiosos e de alta qualidade, podem ter um aumento de classificação por conta disso.

Voltando ao exemplo da “black friday”, note que o primeiro resultado possui a palavra-chave exata na URL.

SEO palavra-chave na URL

No entanto, se você já tem um site estabelecido, não precisa procurar um domínio de correspondência exata para sua empresa.

O melhor caminho para escolher o seu domínio é se concentrar em um endereço que represente bem o seu negócio e focar nos outros fatores de otimização.

Conteúdo otimizado

A primeira coisa que precisa ser entendida é que há uma grande diferença entre conteúdo e otimização, e cada termo se aplica e atrai dois públicos totalmente distintos.

O conteúdo, por exemplo, é direcionado aos leitores. Um ótimo conteúdo irá atrair leitores, mantê-los interessados ​​e incentivá-los a investir em seu produto ou serviço.

A otimização, por outro lado, tem muito pouco a ver com leitores e, em vez disso, destina-se às máquinas, ou robôs de mecanismo de pesquisa, que usam seu texto para melhorar a sua classificação de SEO.

O conteúdo que não é otimizado pode passar despercebido por um mecanismo de pesquisa e, portanto, não lido pelas massas.

Portanto, o conteúdo é um dos fatores de classificação de pesquisa mais importantes.

Mas como de fato eu otimizo o meu conteúdo?

Você precisa entender que o algoritmo de pesquisa do Google depende de palavras-chave.

Essas são as palavras e frases que os pesquisadores usam quando procuram informações e também são as palavras e frases que devem descrever o seu site.

É por isso que é tão importante usar palavras-chave em seu conteúdo, justamente para que os motores de busca entendam sobre o que o seu site se trata.

Contudo, nem todas as palavras-chave são iguais.

Um mesmo assunto pode ter várias palavras-chave que o descrevem, porém com volumes de busca bem diferentes.

Assim, é importante realizar um planejamento para escolher as palavras-chave certas. Existem várias ferramentas que ajudam nessa tarefa.

Dados estruturados

Outra maneira de informar aos mecanismos de pesquisa do que trata uma página da web (para que eles a classifiquem de acordo) é por meio do uso de dados estruturados.

Dados estruturados, ou Schema Markup, são microdados adicionados ao back-end de uma página da web que informam aos mecanismos de pesquisa como classificar e interpretar o conteúdo (como identificar um endereço comercial, título de livro, receita ou outro tipo de informação).

Os dados estruturados são um dos principais fatores de classificação de SEO porque informam claramente aos mecanismos de pesquisa o que uma página tem de importante.

Também é importante porque os dados estruturados podem levar a snippets em destaque na pesquisa, o que pode aumentar as taxas de cliques e aumentar ainda mais as classificações.

Experiência do usuário (RankBrain)

Há algum tempo, o Google usa inteligência artificial para classificar melhor as páginas da web.

Ele chama esse fator de RankBrain.

Isso inclui alguns sinais que afetam a classificação do seu mecanismo de pesquisa.

São eles:

  • Taxa de cliques: a porcentagem de pessoas que clicam para visitar seu site depois que uma entrada aparece nos resultados de pesquisa;
  • Taxa de rejeição (especialmente pula-pula-pula-pula): o número de pessoas que clicam em sua página e voltam rapidamente aos resultados da pesquisa;
  • Tempo de permanência: quanto tempo os visitantes permanecem em seu site depois de chegarem.

Se as pessoas acessarem seu site, não gostarem e se afastarem, o Google pensará que não é relevante para as necessidades delas.

Se um número suficiente de pessoas fizer isso, talvez seja mais difícil para seu site obter uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa.

Este é provavelmente um bom indicador de que seu conteúdo não corresponde à intenção do usuário.

Você pode precisar voltar e definir uma palavra-chave mais eficaz.

Em contraste, se as pessoas clicarem em sua página da web e permanecerem por algum tempo, isso indicará ao Google que seu conteúdo é relevante para a pesquisa.

Portanto, quando você otimiza títulos, descrições e conteúdo para obter os cliques e entregar valor, você pode estar aumentando sua classificação nos mecanismos de pesquisa.

Informações claras sobre o negócio

A presença ou ausência de informações claras sobre a empresa e sobre quem é responsável por ela é um fator de classificação de SEO relevante. Principalmente para buscas locais.

Portanto, é importante cuidar de áreas como:

  • NAP (nome, endereço, número de telefone);
  • Listagem da empresas no Google Meu Negócio e no Facebook;
  • Avaliações de clientes nesses sites e em diretórios relevantes, como o TripAdvisor, Yelp e outros;
  • Usar os termos de pesquisa locais certos.

Conclusão

Sites bem otimizados obtêm cada vez mais tráfego com o tempo, o que significa mais leads e vendas. Sem SEO, os usuários não conseguirão encontrar o seu site e todo o seu trabalho árduo será em vão.

Mas para se manter no topo é preciso ter em mente que o mecanismo de pesquisa e os algoritmos de classificação do Google mudam constantemente.

Alguns fatores tornam-se mais ou menos importantes e alguns fatores são introduzidos ou removidos com o tempo.

É importante se manter atualizado sobre a os fatores de classificação mais recentes e usar regularmente uma ferramenta de auditoria de SEO para verificar se o site da sua empresa está seguindo as práticas recomendadas de SEO mais atualizadas.

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